O reconhecimento facial é uma excelente ferramenta para garantir a segurança das operações da sua empresa. Neste artigo, vamos falar mais sobre ele.

Descubra o que é, como funciona, quais são os benefícios para o seu negócio e muito mais. Boa leitura!

O que é o reconhecimento facial?

Baseada na Inteligência Artificial (IA), a tecnologia de reconhecimento facial tem o objetivo de verificar e confirmar a identidade de uma pessoa por meio da face. Desse modo, a averiguação ocorre a partir da imagem, seja em fotografias, vídeos ou até mesmo em tempo real.

Criado há cerca de 60 anos, o recurso ganhou ainda mais espaço nos últimos anos, em virtude do desenvolvimento de diversas aplicações computacionais de ponta.

Trata-se de um imprescindível mecanismo de segurança biométrica, que resguarda as organizações e seus clientes de tentativas de fraude.


Como funciona o reconhecimento facial?

A partir de algoritmos e softwares próprios da IA, é possível reconhecer facilmente os padrões dos rostos humanos. Em resumo, o processo é marcado por quatro etapas: detecção, análise, conversão em dados e correspondência.

O primeiro passo, como o próprio nome indica, visa identificar as características da face, com foco em pontos básicos (boca, dois olhos e nariz). Após, o sistema reconhece as características individuais, formadas por mais de 80 pontos, como a abertura dos olhos.

A terceira parte do processo é marcada pela transformação das características em dados, armazenados em um banco. Por fim, no último ciclo dos trabalhos, há o cruzamento da imagem exibida pelo sistema com o histórico do usuário.


O reconhecimento facial é importante para prevenir fraudes?

Sim! O reconhecimento facial ajuda as empresas a minimizarem os seus riscos e prevenir fraudes, principalmente se utilizado em conjunto com outras ferramentas. Quando imaginamos um cenário em que seja possível acessar o celular ou cadastrar o cartão de crédito de outra pessoa em uma loja virtual, por exemplo, percebemos a importância de soluções como essa.

Esses são apenas alguns dos exemplos de golpes. Há muitas outras práticas adotadas por criminosos, inclusive para obter vantagens financeiras ilícitas.

Nesse sentido, o reconhecimento facial é uma das ferramentas disponíveis para proteger a sua operação e minimizar prejuízos, principalmente financeiros. Outro ponto importante é que ela resguarda também os clientes que confiam no seu negócio.


Quais são os benefícios do reconhecimento facial?

Implantá-lo na operação da sua empresa garante diversas vantagens. Entre as principais, estão:

Proteção

O principal benefício das ferramentas de reconhecimento facial está na maior proteção a pessoas físicas e jurídicas, minimizando fraudes para ambas as partes.

Integração

As ferramentas de identificação de pessoas se integram com outras ferramentas de segurança.


Como as empresas utilizam o reconhecimento facial?

A solução está tornando-se imprescindível para realização do onboarding digital de clientes, abertura de contas, análise e concessão de crédito, prevenção à fraude e validação de transações, entre outras.


Alguns exemplos de utilização do reconhecimento facial

Segurança para transações financeiras

A autenticação de transações via celular, a partir da leitura do rosto de um cliente, confirma a idoneidade de quem está do outro lado da tela.

Onboarding digital

Sistemas de verificação de identidade podem ser utilizados pelas empresas a partir do primeiro contato com o cliente, a fim de realizar o seu cadastro, além da compra de produtos e serviços e realização de outras transações.

Detecção de fraudes

Empresas utilizam o reconhecimento facial para validar a identidade dos usuários que acessam e utilizam suas plataformas online para realizar qualquer tipo de atividade.


Sistema de reconhecimento facial

Nós, da Stone Age, temos o que há de mais avançado em sistema de reconhecimento facial . Conte conosco e torne o seu negócio ainda mais rentável e seguro. Clique aqui e saiba o que podemos te oferecer!

Confira também: KYC: Como ganhar eficiência e diminuir os riscos