Atualmente, muitas operações podem ser realizadas com apenas alguns cliques. No entanto, esse cenário de facilidade provido pela tecnologia reforça cada vez mais a necessidade da implantação de medidas de prevenção à fraude

Neste artigo, você vai descobrir quais são as fraudes mais comuns que lesam empresas e consumidores; e quais são as alternativas para evitá-las. Boa leitura!

 

O que devo considerar para implantar um processo de prevenção à fraude?

O crescimento das transações via plataformas digitais está abrindo portas para uma gama de riscos de fraude e outros crimes econômicos que a maioria das empresas está apenas começando a conhecer.

O processo de prevenção à fraude é imprescindível para que qualquer empresa, independente do ramo de atuação, evite prejuízos financeiros e danos à sua reputação.

Cada empresa deve avaliar o seu contexto e o mercado que está inserida, fazendo uma análise do seu grau de exposição ao risco e definir as ferramentas de segurança necessárias para proteção do seu negócio, especialmente no ambiente digital.

 

4 principais medidas para proteger a sua empresa contra fraudes

  1. Mapeie o seu processo de relacionamento com o cliente
    Mapeie o processo de relacionamento com o seu cliente desde o onboarding e identifique pontos onde um fraudador pode encontrar oportunidades para explorar um produto ou serviço e causar daos.
  2. Encontre o equilíbrio entre a experiência do usuário e os controles de fraude
    Proteger os canais de contato com o cliente e as interações e transações realizadas por meio deles, exigirá um equilíbrio delicado entre garantir que os usuários tenham uma boa experiência e detectar e deter os fraudadores. Esse equilíbrio pode ser alcançado combinando estratégia, processos e tecnologias antifraude.
  3. Analise dados atualizados de diversas fontes
    Sinais de fraude podem vir de diversos sistemas, às vezes desconectados do processo. A análise de indicadores de fraude deve ser realizada em uma plataforma centralizada que possa monitorar todo o ciclo de vida dos usuários em todos os canais.
  4. Implante processos e sistemas de prevenção
    E por fim, uma vez mapeados a jornada, canais e os riscos, é necessário implantar políticas, regras e sistemas que garantam a integridade dos dados e análises e permitam o controle e gestão de todo processo.


Fraudes comuns que afetam empresas e clientes 

No Brasil, as principais fraudes, que prejudicam tanto empresas, quanto clientes, são aquelas relacionadas a:

  • Cadastro: documentos roubados ou falsificados com o objetivo de abrir contas e solicitar empréstimos, por exemplo. Neste caso é importante que os controles antifraude validem os documentos realizando match com a pessoa requisitante e verificando a sua veracidade em bases de dados confiáveis.
  • Transações fora do perfil: sempre que a empresa se depara com um pedido de alto valor ou que foge do comportamento de compra do cliente, por exemplo, é necessário verificar de forma mais detalhada o cliente e os seus dados, realizando um segundo contato para confirmação para garantir a segurança.
  • Falta de conhecimento do cliente: conhecer o perfil e comportamento do cliente é uma das maneiras mais eficientes de se evitar fraudes. Analisando os seus hábitos e outras informações atualizadas sobre o cliente é muito mais seguro avaliar os riscos de uma operação.

Como minimizar fraudes na sua operação?

A prevenção com a revisão constante dos processos em cada canal, das políticas de risco e antifraudes é a melhor alternativa. Aqui compartilhamos algumas dicas para manter os fraudadores longe da sua operação: 

  • Crie um grupo de trabalho que discuta a importância do assunto, com a participação de equipes de todos os setores
  • Faça o monitoramento constante de todas as plataformas para coibir ações ilegítimas
  • Contrate ferramentas de prevenção à fraude para ter mais controle e segurança

 

Soluções para prevenção à fraude

Proteja a sua empresa automatizando a validação de identidade e os fluxos de tomada de decisão. Quer saber mais? Entre em contato conosco, clicando aqui.

Confira também: Risco de inadimplência | Automação de processos