Compreender qual é o perfil de compra dos clientes e os produtos preferidos por eles é possível graças a diversas soluções tecnológicas. O Open Finance, assunto deste conteúdo, é uma delas!

Com o recurso, a missão de rentabilizar consumidores torna-se ainda mais fácil, além de muitos outros benefícios. Neste artigo, você vai saber mais sobre ele. 

Descubra o que significa esse conceito, quais são as vantagens a pessoas físicas e jurídicas, e muito mais. Boa leitura!

 

O que é o Open Finance?

Antes de mais nada, é importante falarmos sobre o Open Banking. Sistema Bancário Aberto, em tradução livre, ele descentraliza as informações financeiras das instituições bancárias e permite aos cidadãos escolher apenas os serviços que desejam.

Somado a isso, a facilidade possibilita que as pessoas tenham total controle sobre os seus dados. É nesse cenário de intensas modificações que surge o Open Finance (Finanças Abertas, na tradução para o português), a evolução do Open Banking. 

Além dos serviços bancários, ele inclui soluções ligadas a seguros, fundos de previdência e casas de câmbio, por exemplo. Desse modo, simplifica o compartilhamento de informações dos clientes, com o consentimento deles, é claro. 

 

Como o Open Finance está transformando o setor financeiro?

Rapidez. Essa é a palavra que acompanha o Open Finance. Por meio dele, as transações são feitas com agilidade, sem aquela demora que pode colocar em risco o fechamento de negócios.

O recurso apoia o setor financeiro sob diferentes pontos de vista. Processos mais dinâmicos contribuem para que as operações aumentem a quantidade de clientes atendidos, ou seja, lucro lá em cima!

Somado a isso, o Open Finance dá mais autonomia aos clientes. São eles que determinam quais dados serão compartilhados, ou não, com as operações, além de contratar apenas serviços que realmente façam a diferença para as suas realidades.

 

Quais são as principais vantagens do Open Finance para os consumidores?

São diversos os benefícios que esse artifício assegura ao público. Confira os principais: 

  • Condições mais vantajosas 

A adoção do Open Finance contribui para que as operações conheçam melhor o perfil de compra dos públicos. Logo, facilita o oferecimento de condições mais vantajosas para pagamento, por exemplo.

 

  • Controle e segurança de dados

O recurso também aumenta o controle e a segurança de dados. Assim, as pessoas não ficam suscetíveis a ações de fraudadores.

 

  • Ofertas personalizadas

Além de condições que se adaptam à situação financeira dos consumidores, o Open Finance é um excelente aliado das ofertas personalizadas. Vantagens como essa tendem a fidelizar os clientes, tornando-os excelentes parceiros das companhias!

 

Quais são os principais benefícios do Open Finance para as empresas?

Quando falamos das organizações, os ganhos também são diversos. Veja alguns deles:

  • Acesso a diversas soluções ao público

É possível democratizar a disponibilidade de soluções financeiras a pessoas físicas e jurídicas. Pontos como esse contribuem para a construção de excelentes diferenciais competitivos!

 

  • Fácil onboarding de clientes

Diante das diversas plataformas que descomplicam o cadastro dos indivíduos, há a possibilidade de facilitar o onboarding de clientes. Ou seja, dar adeus às atividades puramente manuais!

 

  • Produtos e serviços mais aderentes a cada consumidor

A partir de informações estratégicas do público, é viável conhecê-lo ainda melhor. Nesse sentido, a oferta de produtos e serviços mais aderentes a cada pessoa torna-se um relevante diferencial no mercado!

 

Quais são os desafios do Open Finance?

Como em qualquer outra área, o Open Finance também é repleto de desafios. Geralmente, eles se referem a pontos como adequação à legislação de proteção de dados e integração de canais digitais.

O caminho pode sim ter obstáculos. Mas, o traçado de evolução percorrido até aqui – com maestria, diga-se de passagem – comprova que tudo é possível!

 

Como nós podemos ajudar a sua operação?

Nós, da Stone Age, temos a solução que você precisa para potencializar o relacionamento com os clientes e aumentar a lucratividade com segurança! Fale conosco e saiba o que podemos fazer pela sua operação

Confira também: prevenção à fraude| Advanced analytics