Saber quem é a pessoa que contrata um produto ou serviço oferecido pela sua empresa é fundamental para prevenir riscos e fraudes, além de crimes como lavagem de dinheiro.

Descubra como adequar o seu processo para que a sua organização ganhe eficiência e esteja em conformidade com a lei e o compliance. Boa Leitura!


KYC: por que é importante?

O KYC, abreviação para Know Your Customer ou “conheça o seu cliente” na tradução para o português, nada mais é do que o conjunto de processos que visam identificar os clientes, a natureza das atividades e a legitimidade da sua fonte de renda, além de detectar padrões suspeitos, inibindo fraudes.

Este processo é utilizado principalmente por organizações expostas a riscos de fraudes financeiras, corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, como é o caso de bancos, fintechs, operadoras de crédito, corretoras, meios de pagamento, entre outras.


Quais os seus benefícios do processo de KYC para as organizações?

  • Conformidade com a legislação

Ele permite que a organização esteja em conformidade com a legislação e as normas de compliance.

  • Mapeamento de perfil do cliente

O processo de KYC, permite analisar o perfil do cliente a partir de diversas perspectivas: renda, histórico de crédito, volume e origem do patrimônio, entre outros dados que facilitam a oferta de produtos e serviços de forma mais assertiva.

  • Redução de prejuízos

O KYC é um processo importante para que as organizações possam gerenciar melhor os riscos ocultos de cada cliente, permitindo inclusive que ela negue contratos para pessoas com alto risco, evitando operações que afetem seus resultados ou a sua imagem no mercado.

Como implantar um processo eficiente de KYC?

Com a aplicação de algumas tecnologias de ponta, como o OCR, tipificação de documentos e facematch, é possível automatizar a validação de documentos de forma rápida, segura e sem atrito para o cliente.

Plataformas de automação da análise de riscos e fraudes também podem ser usadas para aplicação automática de políticas e regras, tornando mais simples e segura a gestão desse processo.

O processo do KYC é baseado em 3 pilares:

  • Conhecimento sobre perfil do cliente


    A análise permite validar a identidade do cliente, e a veracidade dos documentos e verificar a origem dos seus recursos financeiros.

  • Classificação de risco


    A classificação de risco permite que a organização defina a precificação e avalie a viabilidade de transações de oferta de crédito ou investimentos, evitando uma alta exposição ao deixar de realizar negócios com clientes com alto grande risco.

  • Veto de relacionamento


    As organizações devem ter facilidade e segurança para negar contratos para pessoas consideradas de alto risco.

Conheça mais sobre as ferramentas que podem otimizar o processo de KYC

Podemos ajudá-lo a tornar o seu processo de KYC mais rápido e seguro. Preencha o formulário abaixo e compartilhe a sua demanda conosco:Deve

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