As aquisições com cartão de crédito e a compra de uma infinidade de produtos sem sair de casa são alguns dos benefícios proporcionados pela tecnologia. No entanto, o cenário de desenvolvimento também é repleto de desafios. Um deles se refere às fraudes online. No Brasil, a ocorrência das ações criminosas estão em franca expansão.
Segundo a Visa, o país ocupa a segunda colocação no ranking de golpes registrados no comércio eletrônico em toda a América Latina. Aqui, pelo menos 3,8% do total de compras feitas pelos ambientes digitais são rejeitadas por suspeitas de dolos. Neste artigo, você vai descobrir quais são os três principais pontos para prevenir a sua empresa de fraudes. Boa leitura!
Como prevenir fraudes no cartão de crédito?
O crescimento contínuo do e-commerce contribui para a utilização cada vez maior dos cartões de crédito nos ambientes digitais. Por isso, é fundamental que a sua empresa esteja preparada para possíveis fraudes online.
Monitorar constantemente o comportamento de uso dos cartões é a principal forma de prevenir o seu negócio de golpes. Diversas transações em curtos espaços de tempo e compras em altos valores, de uma hora para a outra, são indícios de que algo não está certo. O ideal é construir em seu negócio um ciclo de prevenção estratégica. Ele é dividido em quatro etapas: prospecção, aquisição, gerenciamento da carteira e cobrança.
Nas duas primeiras, é imprescindível confirmar os dados cadastrais dos consumidores por meio de bases de dados certificadas. Na terceira, deve-se contar com um sistema de excelência, capaz de analisar as transações em tempo real, identificando alterações nos padrões de consumo que podem impactar a cobrança.
É esse conjunto de ações o responsável por prevenir a sua organização de uma série de tentativas de golpes. Proteger-se, no cenário atual, faz toda a diferença!
3 pontos importantes para a prevenção da sua empresa
O risco de golpes nas plataformas digitais é evidente. A ampla disponibilidade de recursos tecnológicos de ponta contribui para diversas ocorrências dessa natureza.
Entre as principais fraudes, está a instalação de malwares capazes de roubar dados dos cartões dos consumidores. Isso ocorre por meio de falsas mensagens enviadas por e-mail, SMS e redes sociais. Outro destaque se refere à falsificação de documentos. Geralmente, os criminosos utilizam informações de terceiros para enganar os lojistas e fazer compras.
Veja agora quais são os principais pontos para manter o seu negócio distante das fraudes online:
- Automatize o processo de validação da identidade do cliente: assim, você tem a certeza de que o usuário realmente está fazendo um cadastro para si.
- Utilize tecnologia de ponta que evita fraudes de engenharia social: mantenha os artifícios utilizados por criminosos, em diferentes esferas, distantes da sua operação.
- Use ferramentas para comparação de informações e documentos: é possível verificar o comportamento do cliente e documentos que comprovam o seu histórico de bom pagador, por exemplo.
Veja também: Prova de Vida para prevenir fraudes na sua empresa
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