O setor financeiro vem enfrentando diversos desafios neste ano: altas taxas de juros e aumento do número de fraudes e da inadimplência são alguns deles. No entanto, com o avanço das tecnologias de análise de risco de crédito e prevenção a fraudes, é possível mitigar riscos.
Neste artigo, vamos discutir como o setor financeiro pode se apoiar nessas soluções para evitar o aumento da inadimplência nas carteiras e prevenir-se de fraudes.
Qual é a expectativa de inadimplência para este ano?
De acordo com o Bacen, mais da metade da população brasileira está endividada e negativada em órgãos de proteção ao crédito. Cerca de 12,2 milhões de pessoas estão no patamar de endividamento de risco.
Os bancos concentram a maior parte das dívidas: 61,18% de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), sendo que a maior parte dessas pendências está nas modalidades de cartão de crédito e empréstimo pessoal.
Juros altos, renda corroída pela inflação e crise econômica foram gatilhos para este aumento.
Como se adaptar ao novo cenário?
Manter as suas operações seguras frente ao que é esperado para os próximos meses é possível. Confira dicas para adaptar-se da melhor forma às perspectivas:
Análise de risco de crédito
Com a utilização de inteligência analítica avançada, é possível realizar a análise de risco de crédito de forma eficiente e precisa, sendo possível determinar o risco exato de um cliente não honrar suas dívidas, com resultados em tempo real.
Prevenção às fraudes
A prevenção às fraudes é outra preocupação importante para o setor financeiro em 2023. Para proteger os seus serviços, é essencial contar com tecnologias de ponta, sempre atualizadas com as mais novas modalidades de golpes, além de várias camadas de proteção, como técnicas de reconhecimento facial, verificação de documentos pessoais, entre outras.
Cobrança
É fundamental que as empresas ofereçam opções de renegociação de dívidas mais acessíveis e flexíveis, de modo a permitir que as pessoas quitem suas dívidas de forma sustentável.
Para isso, busque enviar mensagens com antecedência, comunicar-se por meio de diferentes canais e, principalmente, utilizar práticas amigáveis, que compreendam cada caso.
Disponha de recursos de ponta
Tenha em mente que a tecnologia é uma excelente aliada em todas essas frentes, garantindo o controle e a gestão de todos os processos, com o uso de inteligência analítica avançada.
Soluções para enfrentar a inadimplência
Que tal automatizar o processo de análise de crédito, risco e prevenção às fraudes? Garanta mais eficiência na sua operação e reduza o risco de inadimplência.
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