Em um mundo mais conectado e dependente de tecnologia, a prevenção à fraude é uma prioridade nas agendas corporativas. Afinal, à medida que novas soluções tecnológicas surgem para simplificar operações e aprimorar a experiência do cliente, os fraudadores se adaptam rapidamente, explorando pontos vulneráveis. Crimes empresariais, principalmente os relacionados à fraude, prejudicam as finanças de uma organização e abalam sua reputação no mercado.
Neste artigo, oferecemos percepções sobre como fortalecer as defesas de sua empresa contra essas ameaças e garantir uma operação mais segura e resiliente.
Boa leitura!
Uma nova realidade: quem não está atualizado está vulnerável
Um levantamento da PwC Brasil, divulgado em novembro de 2022, apontou que 62% das organizações registraram fraudes ou algum outro crime econômico nos últimos dois anos.
Atualmente, os fraudadores utilizam as mais avançadas tecnologias, inclusive de inteligência artificial, para cometerem crimes contra as organizações e seus clientes.
Isso contribuiu para um cenário ainda mais desafiador para as empresas: aquelas cujos sistemas e algoritmos antifraude não estiverem atualizados, ainda que disponham deles, estão vulneráveis a ataques que podem causar significativos impactos financeiros.
Fraudes mais cometidas contra empresas
O avanço tecnológico abriu novos horizontes para os fraudadores, que sofisticaram suas táticas. Conhecer as fraudes mais comuns contra empresas é o primeiro passo para se defender. A seguir, detalhamos alguns dos ataques mais recorrentes.
Compras com cartão de crédito clonado
Uma das fraudes mais comuns, os criminosos obtêm os detalhes do cartão de crédito de um cliente e efetuam compras em nome dele. Para empresas, isso significa chargebacks e perdas financeiras, além de afetar a confiança do cliente na segurança da empresa.
Envio de links falsos para a obtenção de dados sigilosos
Conhecido também como phishing, esse tipo de fraude consiste em enviar e-mails, mensagens de texto ou efetuar ligações fraudulentas a funcionários ou clientes solicitando que cliquem em um link ou forneçam informações pessoais. Esses links levam a páginas falsas que parecem legítimas, mas que estão lá apenas para coletar informações sensíveis.
Validação de transações com documentos falsos
Com o aumento das transações online, os fraudadores, muitas vezes, tentam validar transações usando documentos falsificados: comprovantes de pagamento, identificações ou outras documentações necessárias para completar uma transação.
Golpes de engenharia social
Baseados na manipulação psicológica de pessoas para obter informações confidenciais, um fraudador se passa por um funcionário de TI e solicita a senha de um funcionário, sob o pretexto de uma “atualização de sistema” necessária.
Ataques de man-in-the-middle (MITM)
Os fraudadores interceptam a comunicação entre duas partes (por exemplo, cliente e servidor), sem que elas saibam, e alteram ou utilizam as informações trocadas para fins fraudulentos.
Ransomware
Trata-se de um tipo de malware que criptografa os dados de uma empresa e exige um “resgate” para a sua liberação. Esse tipo de ataque pode paralisar operações e causar enormes perdas financeiras.
Essas são apenas algumas das fraudes mais comuns enfrentadas pelas empresas. Portanto, é fundamental investir em segurança cibernética, capacitar os funcionários e implementar procedimentos rigorosos para prevenir esses e outros tipos de ataques.
Leia também: Prova de Vida para prevenir fraudes na sua empresa
6 medidas importantes para prevenção de riscos e fraudes nas organizações
Atente-se às dicas a seguir para uma visão completa sobre a vulnerabilidade do seu negócio e esteja sempre pronto para enfrentar ameaças:
Identifique e analise os possíveis riscos
Identifique as fontes e os eventos geradores de riscos, as áreas e os stakeholders impactados. Mapeie as suas causas e consequências potenciais, identificando as atividades mais críticas.
Calcule o nível de risco
Depois de mapear as atividades críticas e os possíveis riscos, avalie o impacto de cada um deles às perspectivas financeira, estratégica e operacional. Esse estudo aponta o grau e a probabilidade de risco.
Implemente medidas de prevenção
Implemente um processo de gerenciamento de riscos para planejar, executar e controlar as medidas preventivas de mitigação de riscos dos processos críticos e de maior impacto.
Realize o monitoramento constante
Monitore as atividades de dados e os riscos regularmente, por auditorias periódicas, para detectar e prevenir possíveis falhas nos processos e identificar novos riscos e impactos das modalidades de fraudes.
Simule incidentes
Faça simulações de incidentes e treinamentos. Projetar e simular eventos geradores de riscos e treinar os times para reconhecer e responder a ameaças potenciais de fraude, incluindo phishing, engenharia social e ataques cibernéticos, assegura a continuidade dos processos ou seu rápido restabelecimento quando algum incidente acontece.
Aplique a melhoria contínua
Mantenha as tecnologias de segurança e antifraude atualizadas. Lembre-se que os seus clientes devem ser comunicados sobre a criação de novas camadas de segurança ou qualquer outra atualização.
Qual é a melhor solução antifraude para minha empresa?
Não há uma solução única de prevenção à fraude nas organizações, mas a combinação entre algumas tecnologias de inteligência analítica avançada, adequadas às necessidades e políticas de risco da empresa, diminuem significativamente o número de fraudes.
Somado a isso, o gestor que conta com plataformas de gestão de riscos visuais, ágeis e fáceis de operar, sem necessidade de programação, decide e atua rápida e precisamente na implantação de ações corretivas quando a solução detectar padrões incomuns ou atividades suspeitas.
Mitigue os riscos e previna fraudes na sua operação. Visualize todo processo, com autonomia para gerenciar fluxos, políticas e regras, por meio do software prevenção a fraudes, uma tecnologia modular, configurável e que não demanda a atuação de um profissional de TI.
Confira também: Documentoscopia | Prova de vida para prevenção de fraudes
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